terça-feira, 24 de agosto de 2010

Descoberto o sistema solar mais parecido com o nosso

Uma equipa internacional de caçadores de planetas extra-solares, incluindo dois astrofísicos portugueses, anunciaram hoje a descoberta de um sistema solar que é a cópia mais aproximada até agora do nosso sistema solar. A 127 anos-luz de distância da Terra, a equipa de Alexandre Correria, da Universidade de Aveiro, e Nuno Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, encontrou uma estrela com sete planetas em redor.



Para cinco dos planetas, semelhantes a Neptuno, existem provas fortes da sua existência, segundo os resultados apresentados hoje numa conferência em França, no Observatório de Haute-Provence.

Nos restantes dois planetas, há indícios da sua presença: um terá uma massa semelhante à de Saturno, o outro será o planeta mais pequeno detectado até ao momento. A confirmar-se o seu tamanho, tem apenas 1,4 vezes a massa da Terra, mas encontra-se tão perto da estrela que orbita, conhecida por HD 10180, que demora pouco mais de 28 horas a completar uma volta. Um ano neste planeta é pouco mais do que um dia na Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário