quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Futuro da Humanidade Passa por vivermos no Espaço

"A longo prazo, o futuro da raça humana está no espaço". Quem o diz é o astrofísico britânico Stephen Hawking , que em entrevista ao site "Big Think" alertou para os "grandes perigos na sobrevivência da humanidade num planeta terra em decadência".



Hawking, autor do best-seller de literatura científica intitulado "Uma Breve História do Tempo", traça o cenário do futuro: "Será difícil evitar uma catástrofe no planeta Terra nos próximos cem anos, sem falar dos próximos mil anos ou dos próximo milhões de anos". O cientista lembrou "outras ocasiões do passado em que a sobrevivência humana foi difícil", mencionando em especial "a famosa crise dos mísseis, em 1963, em Cuba".

O aumento da população mundial e os recursos limitados da Terra ameaçarão cada vez mais a espécie humana, afirma o cientista, que é um dos nomes mais respeitados na astrofísica. "Se somos os únicos seres inteligentes da galáxia devemos garantir que sobrevivemos e continuamos".

Viajar no espaço tornou-se numa questão política


A opinião de Stephen Hawking é partilhada pelo Professor Orfeu Bertolami , do Instituo Superior Técnico, em Lisboa. "A colonização do espaço poderá ser uma solução a longo prazo", afirmou ao Expresso o investigador, lembrando contudo que, "com a tecnologia atual, é impossível colocar um homem em Marte".

De acordo com Bertolami, a "propulsão nuclear" poderá ser a chave para o futuro das viagens espaciais. Contra, está o facto de "o espaço se ter transformado numa discussão política", garante. "Só quando houver convergência dos interesses económicos com a necessidade absoluta de irmos para o espaço é que as coisas começam a andar".


mais em: http://aeiou.expresso.pt/futuro-da-humanidade-passa-por-vivermos-no-espaco=f598461

Sem comentários:

Enviar um comentário