sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Diâmetro da lua diminuiu 100 metros no último bilião de anos















Washington, 19 ago (EFE).- A Nasa descobriu que o diâmetro da Lua diminuiu 100 metros no último bilião de anos, graças às fotos tiradas pelo Satélite de Reconhecimento Lunar (LRB), publicadas hoje na revista "Science".

Segundo Thomas Watters, do Centro de Estudos Planetários e da Terra do Museu do Ar e Espaço do Smithsonian, ao analisar as imagens proporcionadas pelo satélite eles descobriram "falhas" na crosta lunar até agora nunca vistas.

Watters explicou que as imagens que se tinha da Lua até agora não permitiam detectar que o satélite se "contraiu cerca de 100 metros" no seu diâmetro num passado que o cientista considera "recente", embora remeta a 1 bilião de anos atrás.

Esta descoberta proporciona chaves importantes para estudar a geologia da Lua e a evolução tectónica recente, dizem os cientistas.

A Lua formou-se num ambiente caótico de intensas colisões de asteróides e meteoritos, há 4,5 biliões de anos, explica a Nasa.

Estes choques, juntamente com a desintegração de elementos radioativos, fizeram com que a Lua fosse um corpo quente que posteriormente arrefeceu.

"Estes incríveis resultados sublinham a importância de observar globalmente para entender os processos globais", disse John Keller, o subdirector do projecto de reconhecimento lunar da Nasa no centro de voos espaciais Goddard, em Greenbelt (Maryland).

"Enquanto o projecto está numa nova fase, com ênfase em medições científicas e a nossa habilidade de fazer um inventário dos traços da Lua, será uma poderosa ferramenta para entender a história da Lua e do sistema solar", acrescentou.

O satélite LRB foi lançado ao espaço em Junho do ano passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário