terça-feira, 10 de agosto de 2010
Nasa detecta asteroide que pode colidir com a Terra em 2200
Ao analisar a órbita do asteroide 1999 RQ36, a Nasa, agência espacial americana, detectou que há uma chance em 1.000 de que o corpo celeste colida com a Terra antes do ano 2200 - mais precisamente, no dia 24 de setembro de 2182. O impacto da colisão seria o equivalente à explosão simultânea de centenas de bombas atómicas. Os cientistas da Nasa já trabalham num projecto para prever a trajectória do asteroide com maior precisão.
Caso o projecto seja aprovado, uma nave sairia da Terra em 2016 para mapear e coletar amostras de rochas do asteroide, que tem 550 metros de diâmetro. O RQ36 foi considerado oficialmente pela Nasa o "asteroide potencialmente perigoso", já que vai passar a 450.000 Km da Terra. Ao mesmo tempo em que a proximidade da rota facilita o acesso ao corpo celeste - e o trabalho de mapeamento - ela torna o planeta um alvo fácil para o asteroide. Uma cratera de 10 Km de diâmetro seria aberta na superfície da Terra caso houvesse a colisão.
O programa de mapeamento do 1999 RQ36 é um dos dois finalistas na corrida por financiamento do governo. O outro trata de uma missão com destino a Vénus. Os planos dos competidores serão analisados durante dois dias numa conferência da Nasa em Washington, que começa no dia 10 de Agosto de 2010. O resultado, porém, só será divulgado no ano que vem
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário