quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Nasa descobre 'oásis' na Lua

Afinal, há mais água na Lua do que os cientistas pensavam. Está gelada, mas em quantidade suficiente para dar de beber aos astronautas que se desloquem até ao satélite natural da Terra, garante a Nasa.



Cientistas da Nasa - Agência Espacial Norte-americana descobriram 155 quilos de água no estado gasoso e sólido na cratera Cabeus , no polo sul lunar, na sequência do impacto da sonda LCROSS (Satélite de Detecção e Observação de Crateras Lunares ), em 9 de Outubro de 2009.

"É uma quantidade de água relevante e está na forma de pequenos cubos de gelo", afirmou, à revista "Science" , Anthony Colaprete da Nasa, acrescentando: "São boas notícias porque é muito mais fácil trabalhar com cubos. Não teremos de aquecê-los muito. À temperatura ambiente de uma sala acabam por derreter, sendo possível decantar eventuais impurezas."

Sul gelado

Segundo Colaprete, "se num raio de dez quilómetros calculado a partir do local de impacto existir 5% de água, teremos à nossa disposição cerca de 3,7 milhões de metros cúbicos. Não estou a dizer que é o que lá está, mas dá uma boa ideia da quantidade de água que lá poderá estar".

Algumas regiões sombrias das crateras do polo sul da Lua, como por exemplo a de Cabeus, encontram-se entre as mais geladas do sistema solar . Com as temperaturas a variarem entre os 248 e os 73 graus celsius negativos, os pequenos cubos de gelo poderão estar por aqui há milhões de anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário