
Cientistas da Nasa - Agência Espacial Norte-americana descobriram 155 quilos de água no estado gasoso e sólido na cratera Cabeus , no polo sul lunar, na sequência do impacto da sonda LCROSS (Satélite de Detecção e Observação de Crateras Lunares ), em 9 de Outubro de 2009.
"É uma quantidade de água relevante e está na forma de pequenos cubos de gelo", afirmou, à revista "Science" , Anthony Colaprete da Nasa, acrescentando: "São boas notícias porque é muito mais fácil trabalhar com cubos. Não teremos de aquecê-los muito. À temperatura ambiente de uma sala acabam por derreter, sendo possível decantar eventuais impurezas."
Sul gelado
Segundo Colaprete, "se num raio de dez quilómetros calculado a partir do local de impacto existir 5% de água, teremos à nossa disposição cerca de 3,7 milhões de metros cúbicos. Não estou a dizer que é o que lá está, mas dá uma boa ideia da quantidade de água que lá poderá estar".
Algumas regiões sombrias das crateras do polo sul da Lua, como por exemplo a de Cabeus, encontram-se entre as mais geladas do sistema solar . Com as temperaturas a variarem entre os 248 e os 73 graus celsius negativos, os pequenos cubos de gelo poderão estar por aqui há milhões de anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário