domingo, 24 de outubro de 2010

Água na Lua dá para sustentar astronautas



Em apenas uma área de dez quilómetros, podem existir 3,8 mil milhões de litros de água. Conclusões do impacto do 'LCROSS'

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) concluiu que o solo lunar é de tal forma rico em água que pode sustentar uma base na Lua. As conclusões surgem depois de terem enviado uma sonda contra a superfície do satélite natural da Terra, há um ano.

Os especialistas descobriram que, com o impacto da sonda LCROSS foram ejectados 155 kg de vapor de água e gelo da cratera. A medição foi possível graças à passagem de outra sonda, a Lunar Reconnaissance Orbiter. Além disso, 5,6% do peso do solo naquele local equivaliam a gelo.

"É uma quantidade significativa de água", disse Anthony Colaprete, da NASA, citado pela BBC. "E é na forma de grãos de gelo. É uma boa notícia porque é um recurso muito mais fácil de trabalhar. Não temos de o aquecer muito; basta colocar à temperatura ambiente para o retirar da terra facilmente", acrescentou.

Segundo este especialista, se fossem tidos em conta apenas dez quilómetros da região em redor da cratera e estes tivessem 5% de água, tal equivalia a 3,8 mil milhões de litros de água. "Não estou a dizer que esteja lá, mas mostra que mesmo num pequeno espaço há potencial para muita água", afirmou.

Os peritos da agência espacial publicaram esta semana seis trabalhos na Science sobre as descobertas da LCROSS. Além da água, os astrónomos encontraram também no solo hidróxido, monóxido de carbono, dióxido de carbono, metano, amoníaco, sódio, prata, hidrogénio e mercúrio. Este último, tóxico, pode revelar-se um problema para a exploração humana da Lua.

Sem comentários:

Enviar um comentário