sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Hubble capta imagens da colisão de dois asteróides



O telescópio Hubble captou, pela primeira vez, imagens do resultado de uma colisão entre dois asteróides. O resultado é um objeto em forma de "X", à cabeça de um rasto de detritos que se estende por centenas de milhares de quilómetros no espaço.

Os astrónomos começaram a analisar o objeto em forma de "X" no início deste ano, convencidos de que estavam perante o resultado de uma colisão recente entre dois asteróides. No entanto, descobriram que a colisão terá acontecido no início de 2009.

"Esperávamos que o campo de detritos se expandisse dramaticamente, como os estilhaços de uma granada de mão", conta o astrónomo David Jewitt, da Universidade da Califórnia. "Mas o que aconteceu foi o contrário. O objeto está a expandir-se muito, muito lentamente".

Segundo o artigo que a NASA publicou no seu site a propósito desta descoberta, quando dois asteróides chocam, enviam poeira para o espaço, mas, até aqui, foi difícil analisar esse resultado uma vez que os grandes impactos são raros, enquanto os mais pequenos, como este, são difíceis de estudar.

Neste caso, os dois asteróides que colidiram não eram sequer conhecidos, devido às suas dimensões reduzidas. Por outro lado, a colisão também não foi visível devido à posição dos objetos em relação ao Sol. Só cerca de um ano depois foi possível ver o que parecia a causa de um cometa, mas o Hubble captou o tal "X", o que forneceu provas de que se tratava de outro fenómeno.

Sem comentários:

Enviar um comentário