quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Encontrado planeta com “100% de hipóteses de ter vida”



Chama-se Gliese 581g, está a 20 anos-luz da Terra na constelação de Balança e, de acordo com uma publicação do Astrophysical Journal, apresenta todas as características básicas para ser habitável.

O planeta foi descoberto por um grupo de astrónomos da Universidade da Califórnia em Santa Cruz (UCSC) e do Instituto Carnegie de Washington. “Acredito que existe 100% de probabilidade de vida neste planeta, já que, apresenta as condições ideias para isso”, disse o astrónomo responsável pela investigação, Steven Vogt.

Uma das razões pela qual os astrónomos se mostram tão seguros, é a distância a que o Gliese 581g está da estrela mais próxima, a ideal para que haja água no estado líquido à superfície. Outra das características é a temperatura media, que oscila entre os -31 e os -12 graus célsius.

A distribuição da temperatura não será homogénea, já que uma das metades está sempre iluminada, enquanto a outra se mantém na obscuridade – esta distribuição gera uma grande estabilidade térmica – “A vida neste planeta seria muito agradável,” disse Vogt.

O optimismo não se fica por aqui. Os astrónomos também descobriram que a força de atracção do planeta é similar à da Terra, entre 1,1 e 1,7 vezes superior. Esta gravidade confere a capacidade de manter uma atmosfera estável.

A orbita do Gliese 581g em relação à sua estrela é de apenas 36,6 dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário