sábado, 11 de setembro de 2010

Júpiter é bombardeado por bolas de fogo



Os impactos causam tanto brilho que conseguem ser vistos por telescópios simples aqui na Terra

Júpiter está sendo bombardeado por bolas de fogo. A descoberta não foi feita pelos sofisticados e milionários telescópios da Nasa, mas por astrônomos amadores, utilizando equipamento de jardim. Os resultados foram publicados no periódico Astrophysical Journal Letters, por astrônomos profissionais e amadores.

Os observadores revelaram que o maior planeta do sistema solar está sendo atingido frequentemente por pequenos asteroides, acendendo a atmosfera do gigante gasoso como bolas de fogo. "Júpiter é um grande aspirador de gravidade", disse o co-autor do estudo, o astrônomo Glenn Orton. "Está claro que pequenos objetos que datam da formação do Sistema Solar há 4,5 bilhões de anos ainda atingem Júpiter frequentemente".

Os impactos causam tanto brilho que conseguem ser vistos por telescópios simples aqui na Terra. Astrónomos amadores foram os primeiros a observarem as colisões. A primeira em junho e outra em agosto de 2010. Porém, esse tipo de fenômeno não acontece com tanta frequencia em nosso planeta. "Enquanto a Terra é atingida por um objeto de 10 metros de diâmetro a cada 10 anos em média, parece que Júpiter é bombardeado com objetos de tamanho parecido várias vezes por mês", comentou Don Yeomans, astrônomo do JPL (Jet Propulsion Lab), da Nasa, que não esteve envolvido diretamente no trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário