domingo, 16 de janeiro de 2011

Wikipedia faz dez anos



A enciclopédia electrónica Wikipedia cumpre este sábado dez anos de existência, a ideia foi lançada no dia 15 de Janeiro de 2001, pelos norte-americanos Jimmy Wales e Larry Sangre.

A data é celebrada este sábado um pouco por todo o mundo, 300 iniciativas assinalam o lançamento da enciclopédia electrónica, Lisboa não foge à regra, a festa de aniversário na capital portuguesa foi realizada esta tarde no Instituto Superior Técnico.

A celebração contou com a exibição do documentário «Truth in Numbers» e a realização de cinco palestras e um debate sobre a Wikipedia, tudo com organização da Wikimedia Portugal.

O site conta actualmente com mais de 17 milhões de artigos, em 270 línguas, incluindo a portuguesa, a oitava língua mais representada. O «ranking» é liderado pela língua inglesa, com cerca de 3,5 milhões de artigos, seguida da alemã e da francesa.



Todos os meses a Wikipedia é visitada por mais de 400 milhões de pessoas, contando com a colaboração assídua de 100 mil editores de todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário