sábado, 22 de janeiro de 2011

Nintendo 3DS chega à Europa

A consola portátil Nintendo 3DS chega ao mercado europeu a 25 de Março, anunciou o presidente da Nintendo Europa, Satoru Shibata, numa grande conferência de apresentação que juntou em Amsterdão centenas de jornalistas.
A 3DS é a primeira consola portátil a permitir jogar em 3D – e sem ser necessário usar óculos.


A conferência (que decorreu ao mesmo tempo que um evento semelhante nos EUA) foi feita com grande pompa. A Nintendo convidou para apresentador a personalidade da televisão britânica Jonathan Ross, cujo à-vontade frente à plateia estava em forte contraste com a apresentação dos executivos da Nintendo e das grandes produtoras de videojogos que subiram ao palco – e foram muitos, a mostrar que a 3DS é uma aposta muito forte da fabricante nipónica.

Com um aspecto semelhante às consolas portáteis que a Nintendo já tem no mercado (tem dois ecrãs e pode ser “dobrada” quando não está em uso), o aparelho tem uma tecnologia que faz com que o olho esquerdo e o olho direito captem diferentes partes da imagem, permitindo criar a ilusão de tridimensionalidade.

O aparelho permite ajustar o nível de tridimensionalidade – e é mesmo possível jogar apenas em duas dimensões (os jogos em 2D para as mais antigas Nintendo DS e DSi são compatíveis com a nova 3DS).

O lançamento da consola será acompanhado por um catálogo de 30 jogos (que serão postos à venda entre Março e Junho), entre os quais alguns títulos de renome, como Pro Evolution Soccer e Super Street Fighter IV.

Como já é habitual neste tipo de aparelhos, a 3DS poderá ser ligada à Internet e a Nintendo desenvolveu uma nova funcionalidade chamada spot pass: quando a consola entra em algumas zonas específicas de acesso sem fios à Internet, pode receber automaticamente conteúdos, sem ser necessária qualquer acção por parte do utilizador (mas acende-se uma luz a avisar o utilizador de que está a ser feita uma ligação). A Nintendo está a montar este sistema (que deverá ser gratuito) em parceria com operadores de comunicações de cada país – em Portugal, a Nintendo está a negociar com a TMN.

Outra novidade é o street pass. Se os jogadores o autorizarem, duas 3DS poderão ligar-se quando estão na proximidade uma da outra – mesmo estando no modo de descanso – e trocar dados, como pontuações em jogos, mapas ou dados relativos aos avatares, chamados Mii, que cada jogador pode ter no sistema de jogos da Nintendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário