segunda-feira, 9 de maio de 2011

10 maneiras de ver o Planeta

Há décadas a tecnologia baseada nos satélites coletam os mais diversos dados relacionados ao nosso planeta, permitindo ao homem acompanhar com detalhes tudo o que está acontecendo ai fora. O desenvolvimento tecnológico permitiu desenvolver sistemas de visualização que possibilitam a observação da realidade de nosso planeta desde perspectivas muito interessantes. Neste post compilamos 10 maneiras de visualizar o planeta Terra.



1. Os incêndios do planeta


Com os dados do espectroradiômetro MODIS, é possível detectar os incêndios que acontecem ao longo e largo do planeta. Nesta visualização podemos ver os incêndios que aconteceram na Terra desde o ano 2000:


2. O tráfego aéreo global

Elaborado com dados da Universidade de Zurique de Ciências Aplicadas, o seguinte mapa mostra a evolução do tráfego aéreo mundial durante um período de 24 horas.


3. A ebulição da vida

Com dados do satélite OrbView-2, esta animação marca em diferentes cores a atividade das plantas na Terra. Como vereis, a vida oscila com as variações estacionais e se vê claramente mais ativa em zonas como o Amazonas. Também se aprecia a quantidade de fotossíntese que é produzida nos oceanos.Neste outro vídeo tem outro exemplo parecido.


4. Anomalias na temperatura



A seguinte animação, realizada peloInstituto Goddard da NASA, representa a evolução das temperaturas conforme aos dados recopilados nos últimos 120 anos em todo o planeta. O mapa mostra as variações das temperaturas com respeito à média da cada zona, não temperaturas absolutas, mas a deslocação para o vermelho dá uma ideia do aumento que está acontecendo.


5. Evolução do gelo ártico



Um dos fenômenos mais facilmente observáveis desde o satélite é a evolução do gelo polar durante as estações. Nesta animação desde 2005 a 2008 é possível ver como os máximos e mínimos coincidem com os períodos de inverno e verão.


6. Variações gravitacionais



Os satélites gêmeos GRACE, lançados em março de 2002, recolheram dados gravitacionais da Terra com os quais os cientistas elaboraram o seguinte modelo. As áreas com menos massa exercem menos força e aparecem em azul.




7. Os ventos marinhos



O satélite QuikSCAT, lançado em 1999, mede a velocidade e direção do vento sobre os oceanos mediante microondas. Esta animação foi baseada em seus dados:


8. Formação de nuvens



Com os dados coletados por seus satélites, a NASA elabora sistemas de predição como o GEOS-5, que trata de desentranhar como a atmosfera evolui. Em períodos curtos chega a ser muito preciso:


9. A camada de Ozono



O famoso buraco da camada de ozono é um estreitamento estacional que acontece a cada ano sobre a Antártida. Nos últimos anos o buraco praticamente se fechou, aqui podemos ver a evolução do ozono no pólo sul em 2010.


10. A salinidade dos oceanos



Há algum tempo os cientistas observam as variações da salinidade das marés a cada ano, especialmente durante a temporada de degelo do ártico. Neste vídeo é possível observar a evolução ao longo de um ano completo. As variações da salinidade pelo derretimento dos pólos podem ter importantes consequências.

Sem comentários:

Enviar um comentário