quarta-feira, 6 de abril de 2011

Buraco do ozono ameaça Portugal

Portugal está sob ameaça: a concentração de ozono na atmosfera registou os valores mais baixos de sempre, levando a um aumento do buraco de ozono. Observações feitas no hemisfério Norte, sobre o Árctico, por balões meteorológicos, satélites e estações no solo, dão conta de uma perda recorde na camada na ordem dos 40 por cento desde o início do último Inverno até finais de Março.



O anterior valor mais elevado era de 30 por cento. Na origem desta redução está um Inverno rigoroso na estratosfera e a presença contínua de substâncias nocivas para o ozono.

Os especialistas temem que a massa de ar afectada possa ser deslocada, através dos ventos fortes desta altura do ano, para latitudes mais baixas, ou seja, algures a meio caminho entre o Pólo Norte (90ºN) e o Equador (0ºN). Países do Sul da Europa, como Portugal, Espanha, Itália ou Grécia, estarão mais expostos às radiações ultravioleta, que aumentam as probabilidades de contrair cancro na pele e severos problemas respiratórios.

"Vamos esperar e ver o que vai acontecer. É algo que temos de estar atentos, mas não é catastrófico", comentou Paul Newman, especialista em ozono e comportamento da atmosfera da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), acrescentando: "Não é necessariamente uma grande surpresa. No Inverno estratosférico passado registámos temperaturas mínimas muito altas e os níveis de ozono foram elevados".

Sem comentários:

Enviar um comentário