terça-feira, 17 de agosto de 2010

Bactéria NDM-1 já está em Portugal

Lisboa - A Direcção-Geral de Saúde (DGS) confirmou que a bactéria NDM-1, resistente aos antibióticos mais potentes, já foi detectada em doentes em Portugal e que já estão a ser tomadas medidas para evitar propagação.



Adiantando que não foram contabilizados números de casos em Portugal com a NDM-1, ou até casos de morte, a DGS admitiu que a «super-bactéria» já foi detectada em doentes portugueses.

A NDM-1 é o nome da enzima produzida pela bactéria e que a torna resistente aos antibióticos mais potentes e é originária dos países do sul da Ásia.

O primeiro caso de infecção por esta bactéria que produz uma enzima do tipo «New Delhi métallo-beta-lactamase» (NDM-1) foi identificado em 2009 por Timothy Walsh, da Universidade de Cardiff (Reino Unido), num paciente que tinha estado hospitalizado na Índia.

A maioria dos pacientes onde foi detectada a bactéria, são de origem britânica e tinham sido submetidos a operações plásticas na Índia e Paquistão onde estas intervenções são mais baratas

A NDM-1 instala-se no aparelho digestivo, provocando a partir daí multi-infecções no organismo, nomeadamente nos sistemas urinário e respiratório, que se tornam muito difíceis de tratar.

«O potencial de a NDM-1 se tornar um problema mundial de saúde pública é grande, pelo que se torna necessária uma vigilância internacional coordenada», escreveram Timothy Walsh, da Universidade de Cardiff, e os seus colegas internacionais, autores de um estudo sobre a bactéria

Sem comentários:

Enviar um comentário