terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Alguns dos edifícios mais estranhos


Estranhos, insólitos até, mas sobretudo originais. Ambiciosos projectos que romperam barreiras asquitectónicas e resultaram em construções que dificilmente passam despercebidas. Diferentes formas e feitios, muito ou pouco coloridos, dos Estados Unidos, ao Japão ou à Europa.






The Crooked House" ("A casa torta") -Sopot, Polónia

Começou a ser construída em Janeiro de 2003. No fim do ano, já estava terminada. A sua arquitectura é inspirada em imagens e pinturas de Jan Marcin Szancer (famoso ilustrador polaco de livros infantis) e Per Dahlberg (pintor sueco que vive em Sopot).

"Forest Spiral- Hundertwasser Building" (" Floresta Espiral"- Edificio de Hundertwasser)- Darmstadt, Alemanha

"Kansas City Public Library" (" Biblioteca Pública de Kansas") - Missouri, Estados Unidos



Este edifício no coração de Kansas City está incluído num dos projectos pioneiros para a modernização da baixa da cidade. Foi pedido à população que escolhesse alguns livros conhecidos e que a representassem. Esses títulos serviram de design para a entrada da garagem exterior. O objectivo era chamar a atenção e promover o uso da biblioteca.


A ideia original para a construção destas casas já remonta aos anos 70. Piet Blom desenvolveu um par delas, que foram erguidas em Helmond. No entanto, Roterdão quis que Piet desenhasse algumas no topo da ponte pedonal, e ele decidiu aplicar as casas cúbicas. O conceito é tentar criar uma floresta, em que cada cubo representa uma árvore abstracta.

"Edificio Mirador", ("Edificio Observador") - Madrid, Espanha




Foi desenvolvido por arquitectos alemães. O edíficio tem 63,4 metros de altura e 21 pisos. O que mais se destaca na construção é a enorme abertura central, a mais de 36 metros do chão. Aqui, os moradores do condomínio podem desfrutar de uma área ao ar livre, com jardim incluído. As diferentes cores representam os respectivos blocos, oferecendo pelo menos 9 tipos de apartamentos.

Erwin Wurm: House Attack", " Erwin Wurm: Casa Pegada" - Viena, Áustria





O edificio foi construído entre 1998 e 2000. Friedensreich Hundertwasser, arquitecto e pintor austríaco, é reconhecido pelo seu design revoluccionário, mas também colorido, irregular e de formas orgânicas. A estrutura, composta por cento e cinco apartamentos, conta ainda com restaurante e bar no topo, na parte sudeste


"The Basket Building" ("Edifico Cesto") - Ohio, Estados Unidos




O autor desta performance é mundialmente conhecido pelas suas esculturas. É o artista do instante, e desde os anos 80 já criou várias "One Minute Sculptures". Aqui, anexou uma casa, virada ao contrário, por ocasião de uma exposição no Museu austríaco Moderner Kunst.

Reversible Destiny Lofts", " Lofts reversiveis do destino" - Mitaka, Japão



Criados por Shusaku Arakawa e Madeline Gins. Por detrás deste mais que colorido e criativo conjunto de apartamentos está uma filosofia. As pessoas não devem estar relaxadas em casa, mas sim envoltas num ambiente que estimule os seus sentidos e revigore as suas vidas. Que não as faça estar sentadas todo o dia, mas sim activas.


Sem comentários:

Enviar um comentário