quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Como nasceu o "PAI NATAL"?



O natal é cada vez mais uma fúria consumista absolutamente impiedosa. Antes se ouvia a música metálica dos sinos, hoje se ouve o som frenético das máquinas de cartão de crédito. Sai de cena o Cristo, entra o senhor bonachão de calças vermelhas. Se o filho de Deus não mais é lembrado, de Papai Noel muito se fala.

Mas não de maneira a fazer justiça ao personagem - inspirado originalmente em um homem simples, com uma vida e uma estória simples, nada tendo a ver com o sistema capitalista que o transformou em símbolo e que, por sua vez, transformou o natal em um evento elitista.



A lenda do Papai Noel (Pai Natal em Portugal) é inspirada no arcebispo São Nicolau Taumaturgo, que viveu na Turquia no século IV. Ele tinha o costume de ajudar os necessitados depositando um pequeno saco com moedas de ouro, entrando nas casas pela lareira. Durante o inverno, resgatava crianças pobres de rua dando-lhes roupa e alimento. Famoso pela generosidade, a ele foram atribuídos diversos atos considerados milagrosos.

Seus fiéis, então, passaram a imitá-lo, principalmente em época de frio. Daí o surgimento da figura do Papai Noel e a explicação para muitas pessoas serem tomadas por um ímpeto de solidariedade em véspera do natal.

Entrementes, o sentimento que inspirou a estória, que mostra o melhor do ser humano, desapareceu quase por completo e o que prevaleceu foi uma sede de consumo e um sentimento de obrigatoriedade para saciar essa sede. E esse bom velhinho, inspirado em generosidade e doação, virou a insígnia do capitalismo.



Antigamente não havia uma imagem unânime do Papai Noel. Ele era ilustrado de muitas maneiras, com traços e estilos variados. Algumas figuras eram de um homem magro, muito mais reservado do que este sorridente Noel que conhecemos. Em alguns países era retratado com vestes episcopais, geralmente na cor verde, combinando com tons sóbrios.

Por volta de 1886, um famoso cartunista alemão, Thomas Nast, desenhou o Papai Noel com uma roupagem de inverno na cor vermelha, tal como o conhecemos hoje. A ilustração foi feita para a revista norte-americana Harper’s Weeklys. Ao contrário do que muitos pensam, as cores da roupa do papai Noel nada têm a ver com a marca Coca-Cola. Aliás, a Coca-Cola nunca foi detentora do Papai Noel, muito menos o criou. Mas tem um poderoso mérito no processo de concretização da figura natalina, tal como a conhecemos hoje.

Aconteceu que durante muito tempo a Coca-Cola viu as vendas da bebida diminuírem consideravelmente durante o inverno, causando grande prejuízo para a marca. Já em 1931, a empresa decidiu reverter esse quadro, executando uma das mais famosas e impactantes campanhas publicitárias até hoje conhecidas. Com esse objetivo, o ilustrador Haddon Sundblom foi contratado pela empresa para uma releitura do personagem natalino. “Uma pausa refrescante” seria o slogan. E deu certo. A campanha, que propôs o Papai Noel bebendo o refrigerante, alavancou as vendas da Coca-Cola durante o inverno e perpetuou a imagem do bom velhinho.



Esse novo visual mais encorpado do Papai Noel, um senhor rechonchudo e bonachão, do jeito que conhecemos, foi curiosamente inspirado no vizinho aposentado de Sundblom. A nova imagem espalhou-se rapidamente mundo afora, fazendo imenso sucesso.

Sundblom foi responsável pela propaganda natalina da Coca-Cola até o ano de 1964. Ele morreu em 1976 – e confessou à revista Rolling Stone que nunca gostou do sabor do famoso refrigerante.

Antes da Coca-Cola, no entanto, a figura do Papai Noel já era usada para algumas propagandas, mas foi a referida campanha da marca, em 1931 – com Sundblom – que deu a largada para que o Papai Noel fosse, de fato, transformado do generoso bom velhinho para um senhor efusivo que promove não o espírito de natal, mas sim o de consumo. Mas quem pode culpar o velhinho? E Papai Noel continua rindo de tudo isso. E ri com tanto entusiasmo que parece saber que não haveria mesmo jeito nenhum de acertar as coisas por aqui.




Mais em: http://obviousmag.org/archives/2010/12/o_natal_o_papai_noel_e_a_coca-cola.html#ixzz19Y0kkcwd

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

T@l e Qu@l deseja Boas Festas

O Natal está próximo por isso o T@l e Qu@l deseja a todos os leitores boas festas!

Agradecemos todas as visitas que tivemos durante este ano e gostaríamos que continuassem a nos visitar...


PS: Desejamos que todos tenham boas notas neste período.
Boas festas!!!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Top 10 mundial do YouTube

YouTube divulga lista dos vídeos mais assistidos em 2010
Paródias, manobras radicais, surpresas e vídeos bem produzidos fazem parte do top 10 mundial do YouTube neste ano.

Somados, os dez videos mais assistidos do ano de 2010 somam mais de 250 milhões de reproduções. Segundo a Google, este ano foi marcado por 700 milhões de reproduções de vídeos e mais de 13 milhões de horas em arquivos enviados ao site.

1. The Bed Intruder Song
A canção do “invasor de camas” foi o campeão de audiência do ano de 2010 no YouTube. A reportagem sobre uma invasão seguida de tentativa de estupro, nos Estados Unidos, virou uma música com a ajuda do software AutoTune.


2. “Glitter Puke”, Tik Tok Kesha Parody
A paródia do clipe “Tik Tok”, da cantora Ke$ha foi o segundo vídeo mais assistido deste ano. O vídeo faz piada do estilo “junkie” da música, com uma letra divertida e cenas engraçadas. Alcançou rapidamente o topo dos vídeos mais assistidos, pois a música “Tik Tok” foi uma das mais tocadas neste ao ano redor do mundo.


3. “Paparazzi”, por Greyson Chance
Um vídeo de um menino de 13 anos tocando e cantando a música “Paparazzi”, da cantora Lady Gaga ficou com o terceiro lugar da lista. Após a publicação no YouTube, o menino ganhou o título de “novo Justin Bieber” e já assinou contrato com uma grande gravadora.


4. Annoying Orange Wazzup
A sequência de filmes de uma pequena (e irritante) laranja fez muito sucesso no site, mas foi o vídeo de “Wazzup” o mais assistido da série. Frutas em uma montagem com olhos e boca? Vale a pena assistir.


5. Viral Old Spice
Este vídeo é um viral da marca de desodorantes Old Spice, onde a telespectadora é convidada a ver como seria a vida se o seu marido utilizasse o produto da marca. As frases do vídeo viraram sucesso nos Estados Unidos e o site oficial oferece camisetas com os dizeres “I’m on a horse” (Estou em um cavalo, frase final do vídeo).


6. Arco-íris duplo
Um homem pode ficar realmente muito feliz ao presenciar a beleza de um arco-íris duplo, em um parque de preservação ambiental dos Estados Unidos. E o evento fica ainda mais interessante quando ele resolve postar sua reação no YouTube.


7. Ok Go, “This Too Shall Pass”
Alguém lembra daquela banda que ficou famosa com um clipe que utilizava esteiras rolantes? Pois é. Esta é mais uma de suas criações, com um complexo circuito montado dentro de um galpão. O vídeo ficou muito interessante e nos deixa pensando no tamanho do trabalho que eles tiveram para produzi-lo. Não é à toa que este é o sétimo vídeo mais assistido de 2010.


8. Trailer de Eclipse
A saga de "Crepúsculo", da autora Stephenie Meyer, é um sucesso de vendas e tornou-se também um sucesso de bilheteria nos cinemas do mundo todo. O trailer do terceiro filme, “Eclipse”, é o oitavo na lista do YouTube.


9. Justin Bieber surpreende fã de três anos
O vídeo de uma pequena fã de três anos foi postado no YouTube e comoveu o apresentador Jimmy Kimmel. Ele promoveu o encontro entre a menina e o cantor Justin Bieber em seu programa de TV.


10. Ken Blocks Gymkhana THREE
Um vídeo produzido na França exibe manobras radicais do piloto Ken Block. A precisão na hora das curvas, a inclinação da pista, os obstáculos superados e uma excelente edição fizeram deste o décimo vídeo mais assistido em 2010.

Videoclipes mais assistidos deste ano




O blog oficial do YouTube divulgou uma lista dos videoclipes mais assistidos deste ano. Justin Bieber aparece dominando a audiência. Confira:

1. Justin Bieber - Baby ft. Ludacris
2. Shakira ft. Freshlyground - Waka Waka (This Time for Africa)
3. Eminem - Love The Way You Lie ft. Rihanna
4. Eminem - Not Afraid
5. Rihanna - Rude Boy
6. Justin Bieber - Never Say Never ft. Jaden Smith
7. Justin Bieber - Never Let You Go
8. Lady Gaga - Alejandro
9. Justin Bieber - Somebody To Love Remix ft. Usher
10. Lady Gaga - Telephone ft. Beyonce

domingo, 19 de dezembro de 2010

Google cria aplicação 3D para explorar o corpo humano



Depois do "Google Earth" e do "Street View" é a vez do "Google Body Browser". O Google, maior motor de buscas online, está a desenvolver uma aplicação que permite explorar o corpo humano em detalhe.

A aplicação ainda está em fase de testes para utilizadores da webGL, uma tecnologia que permite visualizar páginas da internet em 3D.

Com o "Google Body Browser" podemos viajar pelos vários sistemas do corpo humano e ampliar orgãos, músculos e ossos.

http://bodybrowser.googlelabs.com/

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Parabéns!

T@l e Qu@l chega às 2000 visitas...
E quase 3000 visualizações de páginas...

Nada mau para um blogue ainda na puberdade!
Abraços para o 11ºB

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

YouTube testa vídeos sem limite de tempo



O YouTube vai passar a permitir carregar vídeos sem limite de tempo. A funcionalidade já está a ser testada por alguns membros do site.

A revelação é feita no blogue oficial do YouTube, onde dois responsáveis do site afirmam que a funcionalidade vai começar a ser disponibilizada «a utilizadores seleccionados que tenham um historial de cumprimento das regras de utilização e de direitos de autor do site».

Estes utilizadores vão poder carregar para o portal de partilha de vídeos clips com mais de 15 minutos, o actual limite de tempo para os vídeos que foi introduzido no passado mês de Julho.

Para ver se podem carregar vídeos de tempo ilimitado, os utilizadores devem clicar no botão enviar vídeo.

Dolphin & Whale Massacre in Faroe Islands(Denmark)

6 Degrees Warmer: Mass Extinction?

Quercus - Stop Global Warming

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mundo perdeu John Lennon há 30 anos



Foi há exactamente 30 anos que John Lennon foi assassinado por Mark Chapman, que o alvejou com quatro tiros.

A 8 de Dezembro de 1980, Lennon ficou sem vida à entrada do edifício Dakota, onde vivia, em Nova Iorque. Chapman foi condenado a uma pena mínima de 20 anos de prisão e o seu sexto pedido de liberdade condicional, feito em Setembro passado, foi recusado.



Três décadas depois, no ano em que comemoraria 70 primavera, o ícone Lennon continua bem vivo na memória da sociedade. Em Liverpool, cidade de onde era natural, milhares de fãs prestaram uma homenagem, concentrados em torno do monumento Paz e Harmonia, inaugurado há um mês em sua memória.
Já a viúva Yoko Ono actuou em Tóquio


Qatar apresenta protótipos de estádios

O Mundial de 2022 parece distante, mas não para quem quer sediá-la. A FIFA – entidade máxima do esporte – já recebeu as propostas dos países que querem sediar o evento, entre eles o Qatar. O dossiê apresentado por aquele país tem mais de 2 mil páginas com projetos para cobrir todos os requisitos: acomodação, transporte, segurança e ambiente.

Se depender do Qatar, o que o mundo verá durante o Mundial são cinco exemplos incríveis de design, tecnologia de ponta e, melhor de tudo, tecnologia sustentável.



Tecnologia para amenizar o calor
Não é difícil pensar em Qatar e calor. Os organizadores sabem dessa dificuldade e aproveitaram a situação para mostrar ao mundo todo como é possível transformar o teórico pior inimigo de um ambiente no maior aliado.

Os cinco estádios vão converter luz solar em eletricidade para refrescar jogadores e torcida. A temperatura não deverá passar dos 28° dentro dos estádios durante jogos, apesar do calor escaldante do país.

Quando não há competição, o estádio fica “carregando”, acumulando energia solar para usar durante os jogos posteriormente. Será a primeira Copa climatizada da história, caso o Qatar seja escolhido como sede. Tudo isso sem usar nada de carbono.





Muito mais em:
Baixaki

'Tropa de Elite 2' o filme nacional mais visto

O número não diz muito sozinho: 10.735.525. Mas uma vez colocado como o total de ingressos vendidos para um mesmo filme, ele representa a quebra de um recorde histórico no Brasil. Este é o total de bilhetes que saíram das das salas exibidoras de 'Tropa de Elite 2', agora o filme nacional mais visto em toda a história do País.

O filme de José Padilha, estrelado por Wagner Moura, já havia quebrado recordes na sua estreia e agora, com este número, divulgado pelo distribuidor Marco Aurélio Marcondes, ele bate 'Dona Flor e Seus Dois Maridos', de Bruno Barreto, até então o filme brasileiro mais visto nos cinemas nacionais.

A lembrar que 'Tropa de Elite 2' está em cartaz há nove semanas e deve permanecer em várias salas durante mais um tempo.

PS3: Adiado lançamento de primeiro jogo português

O lançamento de «Under Siege», o primeiro jogo português para a consola PlayStation 3 (PS3), previsto para esta quarta-feira, foi adiado para data ainda a confirmar, disse o diretor de marketing da Seed Studios, Mário Alcântara.

«Estamos com esperança que saia ainda antes da época festiva do Natal», disse Mário Alcântara, justificando o atraso com alguns «ajustamentos finais» que a equipa de produção esteve a fazer nas últimas semanas e com o elevado número de lançamentos neste período.

O responsável salientou que «o jogo está fechado», foi testado e aprovado por uma equipa oficial do Reino Unido e já foi enviado para a Sony, mas ainda não recebeu o «OK» final desta empresa.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Alguns dos edifícios mais estranhos


Estranhos, insólitos até, mas sobretudo originais. Ambiciosos projectos que romperam barreiras asquitectónicas e resultaram em construções que dificilmente passam despercebidas. Diferentes formas e feitios, muito ou pouco coloridos, dos Estados Unidos, ao Japão ou à Europa.






The Crooked House" ("A casa torta") -Sopot, Polónia

Começou a ser construída em Janeiro de 2003. No fim do ano, já estava terminada. A sua arquitectura é inspirada em imagens e pinturas de Jan Marcin Szancer (famoso ilustrador polaco de livros infantis) e Per Dahlberg (pintor sueco que vive em Sopot).

"Forest Spiral- Hundertwasser Building" (" Floresta Espiral"- Edificio de Hundertwasser)- Darmstadt, Alemanha

"Kansas City Public Library" (" Biblioteca Pública de Kansas") - Missouri, Estados Unidos



Este edifício no coração de Kansas City está incluído num dos projectos pioneiros para a modernização da baixa da cidade. Foi pedido à população que escolhesse alguns livros conhecidos e que a representassem. Esses títulos serviram de design para a entrada da garagem exterior. O objectivo era chamar a atenção e promover o uso da biblioteca.


A ideia original para a construção destas casas já remonta aos anos 70. Piet Blom desenvolveu um par delas, que foram erguidas em Helmond. No entanto, Roterdão quis que Piet desenhasse algumas no topo da ponte pedonal, e ele decidiu aplicar as casas cúbicas. O conceito é tentar criar uma floresta, em que cada cubo representa uma árvore abstracta.

"Edificio Mirador", ("Edificio Observador") - Madrid, Espanha




Foi desenvolvido por arquitectos alemães. O edíficio tem 63,4 metros de altura e 21 pisos. O que mais se destaca na construção é a enorme abertura central, a mais de 36 metros do chão. Aqui, os moradores do condomínio podem desfrutar de uma área ao ar livre, com jardim incluído. As diferentes cores representam os respectivos blocos, oferecendo pelo menos 9 tipos de apartamentos.

Erwin Wurm: House Attack", " Erwin Wurm: Casa Pegada" - Viena, Áustria





O edificio foi construído entre 1998 e 2000. Friedensreich Hundertwasser, arquitecto e pintor austríaco, é reconhecido pelo seu design revoluccionário, mas também colorido, irregular e de formas orgânicas. A estrutura, composta por cento e cinco apartamentos, conta ainda com restaurante e bar no topo, na parte sudeste


"The Basket Building" ("Edifico Cesto") - Ohio, Estados Unidos




O autor desta performance é mundialmente conhecido pelas suas esculturas. É o artista do instante, e desde os anos 80 já criou várias "One Minute Sculptures". Aqui, anexou uma casa, virada ao contrário, por ocasião de uma exposição no Museu austríaco Moderner Kunst.

Reversible Destiny Lofts", " Lofts reversiveis do destino" - Mitaka, Japão



Criados por Shusaku Arakawa e Madeline Gins. Por detrás deste mais que colorido e criativo conjunto de apartamentos está uma filosofia. As pessoas não devem estar relaxadas em casa, mas sim envoltas num ambiente que estimule os seus sentidos e revigore as suas vidas. Que não as faça estar sentadas todo o dia, mas sim activas.


domingo, 5 de dezembro de 2010

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

NASA revela nova forma de vida terrestre


Bactéria encontrada em lago da Califórnia tem arsénio em vez de fósforo no seu ADN, uma forma de vida sem igual no mundo.

A agência espacial norte-americana NASA descobriu num lago da Califórnia uma forma de vida diferente de todas as conhecidas até agora.


Trata-se de uma bactéria que tem arsénio na sua base química em vez de fósforo, o que até aos dias de hoje nunca tinha sido considerado possível.

"O que eu vos estou a mostrar aqui hoje é um micróbio que faz algo diferente daquilo que estamos habituados. Como bioquímica foi-me ensinado que toda a vida da Terra, que toda a vida de que temos conhecimento, vai de encontro à teoria do pálido ponto azul, de Carla Sagan, e se descobrimos um organismo na Terra que se comporta de maneira diferente, estamos a abrir a porta para as possibilidades de vida no resto do universo”, afirmou Felisa Simon, responsável pela investigação, em conferência de imprensa.

“Este micróbio substitui arsénio por fósforo no seu sistema biomolecular e o que mais poderemos encontrar, que mais poderemos procurar?”, sublinha a cientista.

As formas de vida até agora conhecidas são compostas por seis elementos: carbono, hidrogénio, nitrogénio, oxigénio, enxofre e fósforo.

A bactéria GFAJ-1 foi encontrada por especialistas da NASA nas lamas do lago Mono, no norte da Califórnia, nos Estados Unidos. O lago Mono tem uma elevada concentração de arsénio e é um local hostil para a vida.



Os investigadores descobriram nestas águas tóxicas e salubres da Califórnia uma bactéria que pode substituir o fósforo por arsénio, ao ponto de incorporar este elemento no seu ADN.

A NASA considera que esta descoberta abre a possibilidade de existirem formas de vida em planetas que não têm fósforo na sua atmosfera.


Vídeo: