quinta-feira, 30 de setembro de 2010

tal e qual teve 500 visitas Parabéns!!!

Chegamos às 500 visitas no dia 30 de Setembro

É um pequeno passo para o T@l e Qu@l mas um grande passo para nós...

Encontrado planeta com “100% de hipóteses de ter vida”



Chama-se Gliese 581g, está a 20 anos-luz da Terra na constelação de Balança e, de acordo com uma publicação do Astrophysical Journal, apresenta todas as características básicas para ser habitável.

O planeta foi descoberto por um grupo de astrónomos da Universidade da Califórnia em Santa Cruz (UCSC) e do Instituto Carnegie de Washington. “Acredito que existe 100% de probabilidade de vida neste planeta, já que, apresenta as condições ideias para isso”, disse o astrónomo responsável pela investigação, Steven Vogt.

Uma das razões pela qual os astrónomos se mostram tão seguros, é a distância a que o Gliese 581g está da estrela mais próxima, a ideal para que haja água no estado líquido à superfície. Outra das características é a temperatura media, que oscila entre os -31 e os -12 graus célsius.

A distribuição da temperatura não será homogénea, já que uma das metades está sempre iluminada, enquanto a outra se mantém na obscuridade – esta distribuição gera uma grande estabilidade térmica – “A vida neste planeta seria muito agradável,” disse Vogt.

O optimismo não se fica por aqui. Os astrónomos também descobriram que a força de atracção do planeta é similar à da Terra, entre 1,1 e 1,7 vezes superior. Esta gravidade confere a capacidade de manter uma atmosfera estável.

A orbita do Gliese 581g em relação à sua estrela é de apenas 36,6 dias.

Um quinto das plantas do planeta está ameaçado de extinção



Uma em cada cinco espécies de plantas no planeta está ameaçada de extinção, a maioria nas regiões tropicais, revela hoje um estudo científico internacional que atribui as maiores responsabilidades às intervenções humanas no meio.
A destruição da floresta em Madagáscar está a empurrar para a extinção a pequena palmeira Dypsis brevicaulis. Estima-se que a população mundial esteja agora reduzida a 50 plantas em três locais. Mas não é caso único.
O grupo mais ameaçado é o das Gimnospérmicas, onde se incluem os pinheiros e as araucárias e o habitat que, de momento, mais preocupa é a floresta tropical. E é nos trópicos que se concentra a maioria das espécies ameaçadas.



Para chegar a estas conclusões, os investigadores dos Kew Gardens, do Museu de História Natural de Londres e da UICN (União Mundial de Conservação da Natureza) estudaram uma amostra de 7000 espécies – dos principais grupos de plantas, como os Briófitos, Pteridófitos, Gimnospérmicas e Angiospérmicas -, representativas das 380 mil conhecidas actualmente. Do trabalho resultou o primeiro estudo à dimensão da ameaça ao mundo vegetal.

“Pela primeira vez temos uma ideia clara do risco de extinção das plantas conhecidas no mundo. Este relatório mostra que as mais urgentes ameaças e regiões em maior perigo”, comentou Stephen Hopper, director dos Kew Gardens.

E os resultados não surpreenderam ninguém. “O estudo confirma aquilo que já suspeitávamos, ou seja, que as plantas estão ameaçadas e que a principal causa é a perda de habitat induzida pelo ser humano”, acrescentou o responsável. O relatório refere, especificamente, a conversão de habitats em solos agrícolas e para pastagens. No Sudeste asiático, as plantações de óleo de palma estão a causar um “efeito devastador nas florestas tropicais nativas”, ameaçando “muitas espécies de plantas”. Já na Austrália, ecossistemas inteiros estão a entrar em colapso devido à infestação do fungo Phytophthora cinnamomi que causa o apodrecimento das raízes. E se os Estados Unidos, Europa e Ásia não têm espécies muito ameaçadas, os autores alertam para a crescente expansão e intensificação de práticas agrícolas e desenvolvimento urbano.

Relatório será levado à cimeira de Nagoya

A partir de aqui, este relatório faz caminho até à Cimeira da ONU dedicada à Biodiversidade, em meados de Outubro em Nagoya, Japão. “A meta para a biodiversidade em 2020 que será discutida em Nagoya é ambiciosa. Mas numa altura em que aumenta a perda da biodiversidade, é inteiramente apropriado intensificar os nossos esforços”, considerou Hopper. “As plantas são a fundação da biodiversidade e o seu significado em tempos climáticos, económicos e políticos incertos tem sido descurado há muito tempo”.
“Todo o nosso esforço terá merecido a pena se os líderes mundiais tomarem medidas significativas para reduzir o actual ritmo de perda da biodiversidade”, disse Neil Brummitt, responsável pelo projecto no Museu de História Natural de Londres.
Os responsáveis adiantam que este projecto vai ser revisto periodicamente, para “monitorizar o destino das plantas”, mostrando onde e que tipo de acção é necessária. Ainda assim, esta não será uma missão fácil. Avaliar a ameaça às plantas (com 380 mil espécies estimadas) é mais complicado do que fazer o mesmo em relação às aves (9998 espécies), mamíferos (quatro mil) ou anfíbios (6433).

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sistema Nervoso

..................... clique na imagem para ver num tamanho maior. ...............

Gráfico animado F1


Fernando Alonso venceu o Grande Prémio (GP) de Itália de Fórmula 1, enquanto Mark Webber recuperou a liderança do Mundial de F1.

Para amantes da F1 nada melhor que esta animação muito interessante.


Gráfico animado F1



Nuno Crato's Blog

link.: Blog de Nuno Crato



Aconselho a quem gosta de curiosidades, novidades, factos divertidos sobre as ciências mas particularmente Matemática.

Eu próprio já sou fã...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

domingo, 26 de setembro de 2010

Facebook está mesmo a desenvolver um telemóvel

O Facebook está mesmo a negociar com as empresas INQ Mobile e AT&T para a produção de dois telemóveis, afirma a Bloomberg, que falou com três fontes anónimas próximas do processo.
As suspeitas foram lançadas quando o director executivo da rede, Mark Zuckerberg, hesitou em responder se estava previsto o lançamento de algum telemóvel com marca Facebook numa entrevista ao site TechCrunch.
Ainda não chegaram a um compromisso oficial mas as previsões apontam para um aparelho com uma forte integração da rede social e um lançamento na Europa para a primeira metade de 2011. Ainda não está confirmado que o aparelho tenha a marca “Facebook”.

sábado, 25 de setembro de 2010

EVOLUATION

Compilação de imagens que retratam o que se tem passado no mundo em termos de evolução...




















sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Teoria da relatividade de Einstein demonstrada através de relógios atómicos



Envelhecimento é mais rápido a maior altitude

Os cientistas sabem há décadas que o tempo passa mais rápido a maior altitude, um aspecto curioso da teoria da relatividade de Einstein, comprovado pela comparação de relógios na superfície da Terra com outros iguais situados em naves espaciais.

Mais recentemente, os físicos do National Institute of Standarts and Technology (NIST), nos Estados Unidos, realizaram a mesma experiência mas a outra escala – compararam a passagem do tempo com uma diferença de apenas 33 centímetros à superfície da Terra e demonstraram, por exemplo, que uma pessoa envelhece mais rápido se passar a vida um par de degraus acima numa escada. Obviamente, a diferença é demasiado pequena para nos apercebermos: 90 mil milionésimos de segundo sobre 79 anos de idade.

Contudo, os dados da investigação, publicados na última edição da Science, podem proporcionar aplicações práticas na geofísica e noutras áreas científicas.

Para realizar os testes foram comparados dois dos melhores relógios atómicos do mundo. Os relógios quase idênticos estão baseados num tic tac de um único ião de alumínio, um átomo carregado electricamente, que vibra entre os níveis de energia mais de um milhão de milhões de vezes por segundo.

Um destes relógios mantém a hora com uma variante de um segundo em 3,7 mil milhões de anos e o outro tem uma precisão muito semelhante.

Os relógios encontram-se nos laboratórios do NIST e foram conectados através de uma fibra óptica de 75 metros de comprimento. Ambos os relógios são precisos e estáveis o suficiente para revelar ligeiras diferenças que não poderiam ser demonstradas até então.

Movimento mais rápido, tempo mais lento

O teste centrou-se em dois cenários já reflectidos por Einstein. Em primeiro lugar, quando os relógios estão submetidos a forças gravitacionais desiguais, devido às diferenças de altitude, o relógio situado mais acima andará mais rápido. Os cientistas elevaram um dos relógios uma terça parte de um metro acima do segundo aparelho e comprovaram, como já previam, que o relógio mais acima andou a um ritmo ligeiramente mais rápido.

O segundo teste refere-se ao paradoxo dos gémeos, que analisa a diferente percepção do tempo entre os observadores com diferentes estados de movimento. Os investigadores observaram este aspecto da relatividade − em que o tempo passa mais devagar quando o movimento é mais rápido − em velocidades comparáveis a um carro a movimentar-se a 47 quilómetros por hora, uma escala mais compreensível que as medições feitas anteriormente com aviões a jacto.

Estes testes podem ser úteis na geodesia, a ciência da medição da Terra e do seu campo gravitacional, com aplicações na geofísica e na hidrologia. Os cientistas acreditam ainda que estes dados possam contribuir como provas para outras teorias fundamentais da Física.

Leis da física explicam milagre de Moisés



Tudo por causa do vento

Um estudo publicado no jornal científico online PLoS ONE baseia-se em factos científicos, para tentar explicar o milagre da divisão do Mar Vermelho por Moisés.

O investigador do Centro Nacional para a Pesquisa Atmosférica norte-americano, Carl Drews avança que o feito milagroso de Moisés que permitiu aos hebreus, seguidores do profeta, fugirem do exército egípcio, tem uma base científica. «O que este estudo mostra é que a descrição da separação das águas tem por base leis da física», afirmou o investigador.

A equipa de cientistas, através de antigos mapas topográficos, registos arqueológicos e modernas medições de satélite, constatou que o local da travessia dos seguidores de Moisés não foi o Mar Vermelho mas sim numa área no delta do Nilo.

Na passagem bíblica pode-se ler que «Moisés estendeu a sua mão sobre as águas, e o Senhor fez com que o mar recuasse com um vento forte de oriente que soprou toda a noite, e o mar tornou-se seco, e as águas foram divididas». Os cientistas defendem que um vento de leste a soprar a uma velocidade de um pouco mais de cem quilómetros por hora, durante oito horas, teria permitido afastar as águas e criado uma passagem.

Com as águas afastadas, a passagem aberta, com uma extensão de três ou quatro quilómetros e outros cinco de largura, permitiria que um grupo de pessoas atravessasse através do terreno enlameado até à outra margem. Quando os ventos parassem de soprar, as águas rapidamente voltariam ao seu estado normal.




Investigadores usam modelos de computador e física aplicada para entender um dos mais famosos eventos da Bíblia: a separação das águas que permitiu a fuga do povo judeu do Egito.

Eles consideram que a separação das águas pode ser entendida como dinâmica de fluídos: o vento move o líquido de um jeito que está de acordo com as leis da física, criando uma passagem segura com água dos dois lados.


No livro do Êxodo, Moisés conta com a ajuda Divina para permitir a saída do povo de Israel dos domínios do faraó.


A localização exata das águas abertas ainda é motivo de controvérsia para alguns pesquisadores (traduzida muitas vezes como o Mar Vermelho (Red Sea) ou como Sea of Reeds). O que os textos afirmam, no entanto, é que um forte vento soprou durante a noite, permitindo a passagem do povo judeu.


Pela manhã, quando os egípcios tentaram atravessar, as águas se fecharam.


Estudando antigos mapas topográficos do Nilo, os pesquisadores acreditam ter encontrado um caminho alternativo para a passagem. Apesar de haver discrepâncias sobre os fluxos da água na época, alguns oceanógrafos acreditam que um antigo braço do Rio Nilo corria em direção a uma lagoa costeira chamada então de Lago de Tanis. Esses dois fluxos de água teriam se unido, formando uma curva em forma de U.



Após 14 modelos diferentes feitos em computador, os pesquisadores concluíram que um vento de 101 km/h, durando 12 horas, seria capaz de empurrar a água com 1,8 metros de profundidade para criar uma passagem seca entre 3,2 e 4 km de comprimento por 4,8 km de largura. Essa passagem de lama, justamente nesse trecho em U, duraria por quatro horas e seria coberta pela água assim que os ventos parassem de soprar.


Uma análise dos registros arqueológicos, medições de satélite e mapas atuais permitiram estimar o fluxo de água e profundidade que deve ter existido há cerca de 3 mil anos .


De tempos em tempos, cientistas tentam entender se essa passagem bíblica pode ser explicada através de processos naturais, e não milagres – mas este não foi exatamente o objetivo do pesquisador Carl Drews, líder do estudo.


O estudo faz parte de um projeto maior sobre o impacto de ventos na profundidade das águas e, em nenhum momento, confirma ou nega a intervenção de Deus no evento bíblico.


Ele simplesmente tem a intenção de apresentar um possível cenário de eventos que teriam acontecido há mais de 3 mil anos. A conclusão é a de que um forte vento leste, soprando durante a noite, seria capaz de criar uma passagem no delta do rio Nilo e permitir a travessia.


O estudo foi publicado na PLoS ONE.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

sábado, 18 de setembro de 2010

Camada de ozono poderá recuperar até 2050

Relatório informa que a eliminação das substâncias que provocam efeito de estufa está a dar bons resultados


Os esforços internacionais que têm sido feitos nos últimos anos para a protecção da camada do ozono parecem estar a dar frutos.

Hoje, data em que se assinala o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozono, pela Organização das Nações Unidas, foi apresentado, em Genebra, um estudo detalhado realizado pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Graças à “eliminação progressiva” das substâncias que danificam a camada, refere o relatório, a concentração de ozono à escala mundial, bem como o Árctico e Antárctida não tem variado.

Intitulado «Scientific Assessment of Ozone Depletion: 2010», o documento, redigido e revisto por 300 cientistas, aborda o desaparecimento gradual dos produtos químicos mais tóxicos, impulsionado em 1987 pelo Protocolo de Montreal.

Alguns deles, como o clorofluorcarboneto (CFC), estão a desaparecer quase completamente. No entanto, são utilizados outros produtos, não tão prejudiciais, mas que também provocam efeito de estufa. Estima-se que a emissão destes gases tenha também um decréscimo significativo nos próximos dez anos.

Em 2010, a redução da emissão de substâncias que empobrecem a camada foi cinco vezes superior à prognosticada pelo protocolo de Quioto em 1997.

Concurso “Viagem ao futuro com as células estaminais”

O concurso “Viagem ao futuro com as células estaminais”, destinado aos alunos do ensino secundário, visa promover o conhecimento científico sobre as células estaminais.


Os trabalhos, apresentados em PowerPoint, devem ser submetidos electronicamente, através da página www.crioestaminal.pt/crioestudante, até dia 29 de Abril de 2011.

Cada trabalho deve ser efectuado por um grupo constituído, no mínimo, por dois alunos e, no máximo, por quatro, supervisionados por um professor.

Os resultados do concurso são divulgados no dia 17 de Junho de 2011. Os alunos e o professor premiados recebem um diploma e uma viagem a Londres, com estada e entrada no Museu de História Natural incluídas.

A turma do grupo vencedor tem direito a uma visita aos laboratórios da Crioestaminal, localizados em Cantanhede.

Este concurso é organizado pela Crioestaminal, em parceria com o Centro de Informação em Biotecnologia e com a Ordem dos Biólogos.

Para mais informações, consultar

regulamento

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Os bandidos mais estúpidos da América



Inteligentes, os criminosos? Por vezes. Mas também os há burros que nem uma porta.
O trabalho de polícia, como qualquer outra profissão de risco, está cheio de momentos em que a situação se aproxima perigosamente do absurdo. Eis alguns crimi­nosos que, graças ao seu egocentrismo, ignorância ou ganância, são candidatos a um recorde de burrice.
Identificação.
«Recebemos uma chamada dizendo que a carteira de uma senhora tinha sido roubada», afirmou um detective, de Brunswick, Geórgia. «Pouco tempo de­pois, vimos um homem que correspondia à descrição que a vítima nos fizera do ladrão. Apanhámo-lo e levámo-lo de vol­ta ao local do crime.»
O detective explicou ao suspeito que, quando chegassem, deve­ria sair do carro e encarar a vítima para identificação. O sus­peito fez exactamente o que lhe tinham dito. Saiu do carro, olhou para a vítima e disse: «Sim, é ela! É esta a mulher que eu assaltei!»
Golpe de azar.
Quando um la­drão, de Pensacola, Florida, entrou numa loja de bebidas para a assaltar, deparou com muita gente. Assim, mudou para o plano B. Vasculhou nas algibeiras à procura de um papel e garatujou uma nota em que exigia o dinheiro.
O caixa passou-lhe rapidamente todo o dinheiro que havia na gave­ta, e o homem saiu num relâmpago. Parecia ter executado o assalto com precisão irrepreensível. Excepto uma coisa. Tinha escrito a nota nas costas de uma carta do seu agente de liberdade condicional, com­pleta com o seu nome e morada.
Mesmo nos calcanhares.
Nos arredores de Lawrence, Kansas, um supermercado aberto toda a noite tinha acabado de ser assaltado. As unidades policiais mais próximas ti­nham respondido prontamente ao alarme, mas o ladrão fugitivo não estava preocupado. Estava escuro, ele corria depressa e conhecia a vi­zinhança como a palma da mão.
Não levou muito tempo até dei­xar para trás o primeiro par de agen­tes. Mas mais agentes se juntaram à perseguição. De cada vez que o frus­trado suspeito despistava um perse­guidor, era detectado por outro, até que, por fim, foi capturado. Não tinha sido difícil dar-lhe ca­ça. Os agentes que o perseguiam ti­nham-se limitado a seguir as luzes vermelhas que tinha nos calcanha­res, que piscavam de cada vez que as suas sapatilhas high-tech tocavam no solo.
O hábito faz o monge.
Certo dia, um empregado de manutenção de um complexo de apartamentos em Virginia Beach, na Virgínia, de­cidiu aumentar os seus rendimen­tos roubando uma loja de conve­niência. Usava uma máscara de es­qui e engrossou a voz enquanto ordenava: «Passa para cá a massa toda!» Embasbacado, o empregado prontamente fez. Quando a Polícia chegou, pedi­ram ao empregado que descreves­se o ladrão. «Usava uma máscara de esqui», disse o funcionário, «e um uniforme azul de empregado de ma­nutenção.» Na frente do uniforme tinha escrito o nome de um bloco de apartamentos e um nome de ho­mem. Os dois agentes entreolharam-se.
Não podia ser. Mas quando apare­ceram em casa do empregado de manutenção, este nem sequer tinha mudado de roupa. A máscara de es­qui? No bolso detrás. O dinheiro? No bolso da frente.
Perde quem ganha.
Quando a mulher ganhou milhares na lota­ria estadual da Califórnia, ficou en­cantada. Parecia que as coisas esta­vam mesmo a melhorar. O seu re­trato apareceu no jornal local, e as pessoas passaram a reconhecê-la na rua. Para seu azar, também a Polícia a reconheceu. Um agente local lem­brou-se de que ela era procurada há oito meses por ter assaltado uma loja. Parte do dinheiro que acabara de ganhar gastou-o a pagar a multa.

Dragão 3D - Ilusão de óptica

Caricatura da Semana

Cristiano Ronaldo


Impressora 3D

Diana eleita DT rebenta com votações

Finalmente houve fumo branco na A24, já há delegada de turma!



Cláudia M. Silva (Diana) foi eleita delegada de turma do 11º B com a maioria mais que absoluta dos votos, com 11 dos 19 votos totais. Foi uma nomeação nada esperada, foi a surpresa total visto que já no ano passado ela tinha sido eleita delegada de turma.

Cristina S. Monteiro ( Ana) arrecadou 4 votos e por isso foi eleita sub-delegada de turma, no entanto Cristina irá exercer o papel de delegada por uma semana visto que Diana irá ausentar-se por motivos de CI ( Cariz Internacional) para o Leste Europeu ( Estónia)...

A sessão eleitoral foi presidida pelo professor Brito Gonçalves (Paulo) -
http://www.profspaulo.com/

Daniela F. Miranda (Sónia) teve 2 votos.

Alberto J. Ferreira ( Rodrigo) teve 1 solitário voto assim como Carla C. P. G. Silva(Sofia).

PS: Esperamos que exerça o cargo de forma justa, honesta, coerente e imparcial

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Concept Cars da Citroën

Citrën GT concept










Citroën Survolt concept






Citroen 2cv Concept




Citroën C Metisse Concept








Citroën C Catus Concept




Citroën C SportLounge Concept




Citroën GQ - Concept